Sejam Bem - Vindos!

domingo, 13 de março de 2011

Oremos pelo Japão

TREMOR NO JAPÃO FOI O 7º PIOR DA HISTÓRIA MUNDIAL

O forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira (11), seguido por um enorme tsunami, foi o sétimo pior terremoto da história mundial, informou o Serviço Geológico  dos EUA (USGS), agência que monitora e estuda tremores pelo mundo. O tremor  causou a morte de pelo menos 32 pessoas, segundo a imprensa local.
    De acordo com o USGS, o tremor ocorreu às 14h46 (02h46 no horário de Brasília). O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.
Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) no Oceano Pacífico, que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados. Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.
   O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.
   As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores.
   O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.
A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, na capital japonesa.
Premiê pede calma   O abalo foi seguido até o momento por pelo menos outros 33 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.
   O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, mas não deu informações sobre vítimas. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.
mapa terremoto japao (Foto: Arte G1)(Foto: Arte/G1)
    Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto. O alerta foi dado para Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e países do litoral oeste do continente americano.
Alertas
   As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país pelo risco de um tsunami gerado no Japão atingir a região.
   Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a onda gigante chegará ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).
Taiwan e a ilha de Guam também emitiram alertas e retiraram moradores da costa.

~> REportagem extraída  http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário